A- A A+

Congregação

Congregação - estrutura de governo

A nossa Congregação conta, atualmente, com 1300 membros na escala mundial. É um Instituto de vida consagrada de direito pontifício dedicado às obras apostólicas. Pela profissão religiosa comprometemo-nos, através dos votos públicos, a viver os conselhos evangélicos de celibato pelo Reino de Deus, de pobreza e de obediência em comunidade fraterna e realizar a nossa missão segundo o espírito da nossa fundadora, e com referência à missão da Igreja. A nossa Regra de Vida comum é um guia para viver o nosso compromisso. Quanto ao hábito religioso, não há uniforme, o que permite uma adaptação às situações locais, mas há no entanto, certas diretivas em cada país. O que é comum a todas as Irmãs é a mesma cruz.

A estrutura de governo

Vivemos em comunidades com uma Superiora local. Segundo as diferentes missões e sectores de atividades, residimos seja no seio de Instituições, em casas próprias da Congregação, seja em apartamentos. As comunidades são agrupadas em Províncias ou Delegações. Cada Irmã é corresponsável na realização da missão da Congregação. As funções de governo têm por objetivo ajudar as Irmãs, as comunidades, as Províncias, as Delegações assim como o conjunto da Congregação a viver esta responsabilidade.

O governo é estabelecido no espírito de colegialidade e de subsidiariedade:

• a nível da Congregação : o Capítulo Geral, a Superiora Geral apoiada por um conselho

• a nível das Províncias e Delegações : o Capítulo Provincial / de Delegação, as Superioras Provinciais / de Delegações, apoiadas por um conselho

• a nível das comunidades : a Superiora local de comunidade, em certos casos apoiada por um conselho.

Os deveres e as atribuições estão claramente definidos na nossa Regra de Vida.