A- A A+

Santos Padroeiros

A Fundadora da Congregação, Madre Afonso Maria escolheu pessoas (Santos), que eram para ela modelos importantes e que ainda hoje têm “ algo a dizer-nos “.

São José é nosso Santo Padroeiro pois…

...desde a fundação da Congregação, a confiança na intercessão e na ajuda de São José eram muito importantes para Madre Afonso Maria. Quando se tornou necessária a extensão do « Klosterle«, Madre Afonso Maria pôs a Congregação sob a sua proteção. Numa das suas revelações ela ouviu que São José preservaria o bom espírito da Casa e que se obteria muitas graças por sua intercessão. Nas Crónicas, São José é designado como "mestre de obra" do novo Convento pois se atribuiu à sua ajuda muitos acontecimentos extraordinários que contribuíram para a realização dessa obra. A simplicidade é uma atitude que caracteriza este Santo assim como a vida de Madre Afonso Maria que sem cessar recordava dele às suas Irmãs.

Biografia: No Evangelho segundo S. Mateus e S. Lucas, é mencionado que São José descende da linhagem de David e que ele vive em Nazaré onde exerce a sua profissão de carpinteiro. Ele é descrito como um homem de fé e de confiança, assim como uma testemunha dos mistérios divinos, um homem que se cala, mas que age quando reconhece uma missão confiada por Deus. Enquanto afetuoso esposo de Maria, ele representa, para Jesus, o papel de pai. Em 1870 o Papa Pio IX declarai-o Padroeiro da Igreja. A sua festa é celebrada em 19 de de Março.


 

Santo Afonso Maria de Ligório (Fundador dos Redentoristas) é Padroeiro da nossa Congregação pois,…

…Madre Afonso Maria venerou-o e o escolheu como seu protetor. Foi por isso que ela quis ter este nome como religiosa. A relação especial que mantém com este Santo é devido também ao facto de que ela ouvia-o falar durante os seus êxtases. Como ele próprio o fez para a sua Congregação, a nossa Fundadora compreendeu que ele queria que a nossa Congregação fosse sobretudo para a ajuda aos pobres e assim como às pessoas abandonadas. Na sua devoção profunda, seu grande zelo apostólico, sua dedicação às pessoas assim como na sua confiança ilimitada na misericórdia divina, ele era, para Madre Afonso Maria um modelo a quem ela queria assemelhar-se.

Biografia: Afonso nasceu numa família nobre perto de Nápoles. Já aos dezasseis anos de idade ele obteve o doutorado em direito e a sua reputação de grande jurista se propaga rapidamente. Mas um dia ele perde um processo. Este acontecimento e sobretudo a questão fundamental que ele se punha, a de saber se realmente ele podia, na sua profissão servir a justiça perturbou-o de tal maneira que ele se retirou para se consagrar inteiramente à oração. Aos trinta anos de idade é ordenado sacerdote. A sua vida como missionário e pregador, assim como os seus escritos, eram sempre particularmente marcados pela ideia do amor redentor de Cristo. Ele esforçava-se em espalhar a mensagem de Cristo nas zonas rurais através das Missões populares. É para esta finalidade que ele fundou os Redentoristas, a Congregação “do Santíssimo Redentor“.Mais tarde ele foi nomeado Bispo. Ele redige muitos escritos espirituais e teológicos. A sua “ Teologia Moral “ é particularmente conhecida. Ele morre em 1787 quase na idade de 91 anos. Em 1839, foi canonizado e em 1871 declarado Doutor da Igreja. Ele é festejado no 1° dia de Agosto.

 

Santa Teresa de Ávila é nossa Santa Padroeira pois…

…ela se esforçava particularmente, na sua Ordem de Carmelitas, viver o verdadeiro espírito religioso, o que também era preocupação importante para a nossa fundadora. Além disso, o seu amor por Deus assim como a sua espiritualidade centrada em Cristo era para Madre Afonso Maria um modelo. No entanto, desde o início Madre Afonso Maria queria uma vida religiosa apostólica e não uma vida de clausura.

Biografia: Teresa de Ávila nasceu em 1515 em Ávila numa família da nobreza espanhola. Aos dez anos de idade, ela entra no convento das Carmelitas na sua cidade natal onde antes ela leva uma vida superficial. A sua grande conversão vive-a por volta do ano 1555, quando ela se apercebe da imagem da flagelação de Cristo. A partir daí ela faz muitas experiências místicas. Ela faz o voto de sempre realizar as coisas perfeitamente, assim como respeitar com a maior fidelidade as regras da Ordem. É assim que se torna a grande Reformadora de sua Ordem. São João da Cruz apoia-a nessa caminhada. Ela própria conta a sua vida. “ O Caminho da perfeição “ é considerado como o seu livro mais importante. Teresa era uma mulher excecional com um coração apaixonado, uma intuição clara e com um talento de organização impressionante. Em 1582Ela ela morre, em 1622 é canonizada e em 1970 é declarada, pelo Papa Paulo V, Doutora da Igreja. A data da sua festa é 15 de Outubro.