A- A A+

Aktuelles NewsSystem Single: DE

Coração orante do bairro Ampère

Três religiosas do Santíssimo Salvador

Em Estrasburgo, uma pequena comunidade das Santíssimo Salvador está instalada num HLM do bairro Ampère. Nesse bairro reabilitado mas tocado por 60% de desemprego onde habitam numerosas famílias monoparentais, as religiosas partilham as alegrias e as dificuldades dos habitantes ao mesmo tempo empenhadas no exterior.

Diante do elevador, a Ir. Marthe se faz interpelar por uma senhora que lhe propõe dar a roupa de criança de sua filha. Aqui toda a gente conhece as Irmãs e sua porta abre-se facilmente. Um vizinho para remendar umas calças, uma mamã à procura de solução de guarda para sua filha enquanto ela vai fazer as compras, os vizinhos beneficiam de uma parte de torta ou de um pacote de “bolinhos” (pequenos biscoitos locais) no momento de Natal, etc…. «Somos vistas, diz ela, cada vez mais como uma comunidade. As pessoas pedem-nos para rezar por elas. Uma família muçulmana nos confiou mesmo um dia que era muito forte para ela pelo facto de saber que rezamos num lugar que está em cima da sua moradia». A Irmã Marthe, 77 anos de idade, uma verdadeira alsaciana que foi nomeadamente enfermeira a domicílio durante 17 anos em rural, diz que, à sua chegada em 2012, as três religiosas estavam um pouco « perdidas ». «Ora, hoje, testemunha a Irmã Marie-Hélène, é uma riqueza viver neste bairro com todas as suas relações. A escola encontra-se em baixo e ouvimos os risos das crianças ; é muito bonito. Está longe de ser monótono, pois acontece-nos um certo número de aventuras. Criamos sobretudo amizades profundas.» É assim que aos 83 anos, ela está feliz por assegurar a ajuda aos deveres para 4 alunas do colégio. « Eu ajudo-as, diz ela, a crescer e elas me ajudam a ir até ao fim ».

A comunidade está à escuta das necessidades, particularmente as dos mais pobres. As Irmãs se misturam à população para a festa do bairro, participam na festa dos vizinhos – o preço dos melhores vizinhos foi atribuída ao 32 rua Wattwiller - assim como às reuniões do "Conselho Citoyen Ampère" para melhorar a vida do bairro, etc. « Nós fazemos parte desta população e eles fazem parte de nós », comente a Irmã Marthe.

Rezar pelo bairro, a paróquia, o mundo

Para além dos pequenos serviços prestados, a comunidade deseja ser «presença humana e presença de Igreja». Nesta óptica, a Irmã Nicole e Irmã Marie-Hélène asseguram um tempo de primeiro anúncio para 15 crianças e um outro tempo está proposto para os praticantes que reiniciam. Todas as três semanas se vive uma Eucaristia ao largo, a fim de, igualmente « permitir o encontro e dar-se notícias do bairro ». E cada dia, no belo Oratório de seu apartamento onde está pendurado um mapa do mundo com as inserções de sua Congregação, as Irmãs meditam a Palavra de Deus, celebram juntas as Laudes e as Vésperas, cantam os salmos através dos quais elas rezam « para o bairro, pelas alegrias e as penas das pessoas, pela paróquia, pelo mundo, pequena célula em comunhão com toda a Igreja ». Para além disso, elas levam as crianças todos os Domingos à missa da comunidade de paróquias Neudorf-Port-du-Rhin onde a Irmã Marthe faz parte das 72 pessoas que asseguram uma hora de adoração na capela.

Da sua vida

Três alternativas para a vida de seu bairro, as três religiosas investem-se igualmente na sua cidade. A Irmã Marthe vai duas vezes na semana ao acolhimento das famílias da casa de chegada de Elsau e visita emparelhado pessoas sem domicílio no quadro do serviço ecuménico em favor dos necessitados de rua. Quanto à Irmã Nicole, sua superiora, ela coordena um serviço de voluntário em cuidados paliativos no hospital civil e na Clinica Rhéna (associação de três clínicas confessionais) depois de se ter empenhado a título pro fissional nesse domínio. Foi depois do fecho da Clínica católica Ste Odile, em Neudorf gerida pela sua Congregação que as Irmãs pediram às suas responsáveis para se inserirem aqui, com grande satisfação do Pároco que se lamentava da ausência da presença de Igreja nesse bairro. Dinamizadas pela beatificação de sua fundadora Elisabeth Eppinger (em religião Madre Afonsa Maria) em 9 de Setembro de 2018, as três antigas enfermeiras prosseguem de uma outra maneira sua vocação :« unidas a Deus, dar sua vida », « estimuladas pela sua vida comunitária fraterna ».

Chantal Joly