A- A A+

Aktuelles NewsSystem Single: SK

1º Aniversário da Beatificação da Beata Afonsa-Maria

Na segunda-feira, 9 de Setembro de 2019, as Irmãs dos diversos países onde a Congregação está implantada celebraram o primeiro aniversário da Beatificação da Beata Afonsa Maria.

Já há um ano! No entanto, a nossa alegria é como no primeiro dia. Esperámos tanto tempo por esta Beatificação. É, portanto, um evento que celebrámos em acção de graças nos diferentes continentes, onde continuamos a obra da Beata Afonsa-Maria. Neste dia de aniversário, em Oberbronn, Monsenhor Raffin pronunciou uma homilia que ultrapassou as fronteiras do convento. Eis alguns trechos:

"Há um ano, nos reunimos na Catedral de Estrasburgo para celebrar a Beatificação de Elisabeth Eppinger, Madre Afonsa -Maria. A sua santidade pessoal e seu carisma como fundadora foram oficialmente reconhecidos. A nova Beata foi celebrada não só pela Alsácia e França, mas também por todos os Países onde a Congregação das Irmãs do Santíssimo Salvador está presente. Este é um facto que sempre me impressionou desde que conheci a Congregação, o apego de todas as Irmãs, independentemente da sua origem geográfica, à fundadora: esta é uma força considerável para a unidade e o dinamismo da Congregação.

Esta manhã, ao rezar o ofício de leitura, fiquei impressionado pelos escritos da Beata Afonsa Maria, que são propostos como leitura. Com efeito, eles Constituem um magnífico programa apostólico para ir ao encontro dos que sofrem. Beata Afonsa - Maria inflamada pelo desejo de falar-lhes de Deus, ao mesmo tempo aliviando seus sofrimento físico, pois ela sabe que a relação com Deus é fonte de cura, mas ao mesmo tempo, pretende respeitar o que eles são e sabe que podem não estar prontos para acolher essa mensagem.

Na sua grande e bela encíclica Deus Caritas Est, o Papa Bento XVI explica que a Igreja, na sua longa história, soube sempre encontrou a resposta adequada às novas necessidades. A Beata Afonsa Maria soube encontrar em seu tempo o que as aldeias alsacianas necessitavam. Peçamos-lhe que nos ajude hoje a ver e a compreender o que seria possível fazer para testemunhar activamente da caridade de Cristo. »