A- A A+

Aktuelles NewsSystem Single: PT

Capítulo Geral 2018

Capítulo Geral 2018

Chegada

Na noite de segunda feira do dia 30 de Julho, chegaram os últimos participantes para se juntarem ao grupo das diversas cores – constituido por delegadas eleitas e membros de direito – reunido para participarem no Capítulo geral da Congregação na Casa - Mãe em Oberbronn na Alsácia, França; este evento realiza-se regularmente todos os seis anos.

Elas vieram da India, de Argentina, de Angola, dos Camarões, de Eslováquia, de França, de Alemanha e da Áustria. E são mesmo de diversas cores, em saris, em trajes tradicionais africanos, em diferentes hábitos religiosos ou em roupas modestas « actuais », algumas idosas e outras jovens.

Com 12 intérpretes que vão assegurar a tradução simultânea durante a sessão, são cerca de 80 pessoas que enchem a sala de Capítulo.

Começo

Terça-feira dia 31 de Julho, a assembleia – representando o conjunto da Congragação – começou com uma celebração Eucarística na Capela da Casa – Mãe, que numa ala lateral contém o sarcófago da fundadora Madre Afonso Maria Eppinger. Há 151 anos – neste mesmo dia – que ela morreu; existe uma alegria para todos, para as Irmãs da Casa – Mãe e também para os hóspedes, em vista do dia 09 de Setembro em que poderemos viver a sua beatificação na Catedral de Strasbourg.

O Padre Bernhard Weber, Capelão de Bühl - Alemanha, recorda-nos que a assistência do Espírito Santo nos é prometida, que ele quer encher-nos de seus dons, mesmo que isto não corresponda sempre às nossas próprias representações.

Em seguida, na sala de Capítulo, a Irmã Monika Heuser, que na qualidade de Superiora geral – preside o Capítulo geral, abre formalmente o Capítulo geral , depois de nos ter também recordado que, nesta assembleia que representa nossa Congregação, devemos deixar-nos guiar numa aventura humana e espiritual, levando um alhar retrospectivo sobre os 6 anos passados e prevendo os anos futuros.