A- A A+

Aktuelles NewsSystem Single: PT

A COMUNIDADE DO CAPÍTULO

UNIDADE NA DIVERSIDADE

Estamos reunidas primeiro durante a Eucaristia que nos une entre nós e se celebra em todas as línguas das Irmãs presentes – pelos textos, cantos em coros, cantos litúrgicos, a oração dos Salmos – o que é muito impressionante.

O Capelão Weber cada dia dá uma reflexão sobre os textos bíblicos os, não no momento da Missa, mas no começo da jornada de trabalho na sala de capítulo, de modo que todos possam acompanhar graças à tradução simultânea. Este impulso é concluído por uma música meditativa e nos permita entrar no tema do dia, sendo espiritualmente confortadas

Algumas participantes têm o seu aniversário ou sua festa durante o capítulo, elas são brindadas por um canto diferenciado segundo as culturas, no começo da manhã.

As línguas essencialmente faladas na Congregação são : o francês e o alemão, herdados do lugar de fundação.

Na Índia, fala-se Inglês, português em Angola, espanhol na Argentina. Acrescenta-se a Eslováquia e a sua própria língua. Nos Camarões fala-se francês.

As Irmãs do Conselho geral estão todas no Capítulo na qualidade de membros de direito, elas representam todas as Irmãs e actualmente são provenientes de nossas cinco províncias.

As diferentes províncias e delegações (estas não constituem uma província autónoma devido ao seu menor número de Irmãs) enviam as delegadas e os membros de direito no capítulo, proporcionalmente ao número de suas Irmãs. Muitas das Irmãs presentes já se conhecem, tendo participado nos capítulos anteriores, nas sessões dos conselhos ou por uma jornada vivida em comum no passado.

Se alegram de se ver de novo. Certas, muitas vezes Irmãs mais novas, participam pela primeira vez no capítulo geral e fazem o conhecimento mútuo.Ás refeições no refeitório onde se está quase sempre, numa outra mesa, durante as pausas, à noite ou noutros momentos, chega-se a falar, faz-se compreender como se pode, muitas vezes com ajuda de coirmãs que traduzem; isso permite conhecer e sentir a situação e as tarefas das Irmãs na sua comunidade e seu País, de escutar suas ideias, seus projectos, suas preocupações e suas alegrias. O ambiente é dinâmico, testemunhando muito interesse, diverso e alegre – sentimo-nos unidas interiormente, porque temos um fundo comum que é o Carisma da nossa Congregação.

Esta comunidade diversificada mostra-nos um aspecto importante da nossa Congregação e permite-nos vivê-lo, e que ocupa um lugar central na nossa Regra de Vida : Unidade na diversidade.