A- A A+

Aktuelles NewsSystem Single: PT

Retrospectiva – Avaliação – Estado dos lugares

Perspectiva do futuro

Uma tarefa importante do Capítulo geral consiste na retrospectiva da vida da nossa Congregação e do estado dos lugares actuais, através dos relatórios respectivos da Superiora geral, da Ecónoma geral, das diferentes províncias, dos capítulos provinciais sobre a situação concreta nos diferentes Países, a situação das diversas formas de inserções e de lugares, bem como das instituições nas aréas de saúde, da formação. A eles se juntam relatórios sobre diversos temas como a colaboração com outras pessoas que trabalham ou caminham connosco, a maneira como vive a geração de nossas Irmãs mais jovens e como ela é acompanhada…

Os temas são trabalhados sob a direcção da moderadora nos grupos das representações das provincias e delegações, nos grupos mistos, ou pequenos grupos se formam espontaneamente a 3, a 5 … na sala de capítulo.

Os grupos dão seu relatório à assembleia sob diferentes formas, os pontos respectivos são reunidos e afixados em painéis ; a seguir são analisados e avaliados.

Uma das formas de tratar os pontos é a discussão aberta em assembleia plenária.

Finalmente, a síntese dos resultados constituirá uma base importante para trabalhos ulteriores :

Insistência sobre certos pontos, formulação das orientações para toda a Congregação para os próximos anos.

Mas também preparação das decisões à espera que resultem do Capítulo geral.

Serões livres, passadas individualmente ou em encontro alegre, restituem forças para o novo dia de trabalhos.

Não queremos evitar mencionar que o calor actual é intenso e que procuramos lidar com ele – cada um /cada uma à sua maneira - para, apesar de tudo estar prontas ao trabalho.