A- A A+

Aktuelles NewsSystem Single: PT

Encerramento solene do Capítulo geral

Encerramento solene do Capítulo geral

Os dias de trabalho em comum, a nossa assembleia de oração e vivendo a unidade na diversidade, passaram-se rapidamente e estão a chegar ao fim.

O último trabalho tem por objectivo a formulação de textos que o Capítulo geral devrá ainda decidir pelo voto.

No momento oportuno, todas as Irmãs saberão o que o Capítulo geral terá formulado durante o seu trabalho em grupos de formas diversas, em partilhas, em discussões na assembleia plenária, na oração comunitária e pessoal, para a vida da Congregação nos próximos anos. Isso não irá muito depressa, porque a última versão deverá estar em diferentes línguas.

Os conselhos provinciais e de delegações comunicaram logo os resultados das eleições a todas as comunidades.

Agradecemos à nossa moderadora vinda de fora, a Ir. Ingrid, pela maneira competente e eficaz com que ela conduziu os trabalhos, não faltando o humor e a serenidade, para a nossa alegria.

Sábado, dia 18 de agosto, o Capítulo geral 2018 será encerrado oficialmente e solenemente, da mesma maneira que tinha sido aberto.

O louvor da manhã e acção de graças na Capela da Ressurreição com músicas e cantos em todas as línguas – como acontece sempre nestes dias.

Na sala de Capítulo, haverá agradecimentos e a útima palavra da nossa Superiora geral Ir. Monika Heuser e o envio das capitulares. A maior de entre elas regressarão às suas comunidades e missão respectivas que são também diversas como o Capítulo geral.

Compreendemos todas o que significa o tema do Capítulo, nas suas diversas dimensões : Confiantes em Deus, ousemos viver cada vez mais como Irmãs do Santíssimo Salvador.

Para terminar, todas se reúnem no « Oratório de Madre Afonsa Maria » junto do relicário de nossa fundadora por um tempo de oração em comum.

As despedidas estão movimentadas, marcadas de cordialidade, de sentimentos ou de tónicas pessoais. As malas estão feitas, arrumadas ; os carros e os min-autocarros deixam a Casa – Mãe manifestando, no interior e exterior, os sinais de profunda comoção de adeus.

As Irmãs dos países do Sul ficam até ao grande dia 9 de setembro, muitas Irmãs dos países da Europa voltarão à Alsácia para assistir a beatificação de nossa fundadora Madre Afonsa Maria na Catedral de Strasbourg. O significado deste evento foi para nós, um dos temas de nossas partilhas durante o Capítulo geral.

Dai graças ao Senhor : Ele é bom !