A- A A+

Aktuelles NewsSystem Single: PT

Centenário do convento Maria Hilf em Bühl

Reconhecimento - Alegria - Esperança

 

O ano de 2019 é um ano especial para o nosso convento Maria Hilf em Bühl, pois temos a alegria de festejar o seu centenário!

As Irmãs e todos aqueles que se sentem ligados a elas podem se alegrar. Para além desta imensa alegria, anima-nos o sentimento de gratidão. Esta gratidão é dirigida a Deus, que durante estes 100 anos acompanhou as irmãs em numerosas situações: muitas vezes difíceis, às vezes desanimadoras, mas sempre iluminadas por um vislumbre de esperança. Queremos também expressar a nossa gratidão aos nossos colaboradores pelo seu zelo, lealdade e compromisso, tanto agora como ao longo desses anos. Obrigado aos nossos superiores pela sua coragem e dedicação, no princípio e ainda hoje. Obrigado também aos nossos capelães, irmãs, amigos e tantas pessoas à nossa volta!

Nossa alegria se fundamenta de muitas maneiras: o convento e seus membros dominaram os difíceis primeiros anos da fundação do convento e da província. Experimentaram o grande afluxo de jovens raparigas que, a exemplo de nossa fundadora, a Bem-Aventurada Madre Afonsa Maria, queriam consagrar sua vida aos mais necessitados. Elas viveram a sua missão como irmãs do Santíssimo Salvador, e estão a tentar vivê-la ainda hoje, assim como nossas irmãs indianas, que começaram sua vida consagrada connosco, e que hoje estão a trabalhar com sucesso em seu país, no âmbito de projetos sociais.

Enquanto isso, nossa Província de Baden-Hessen foi ligada às outras Províncias de língua alemã de nossa Congregação para formar as Províncias da Alemanha e Áustria, que têm sua sede em Nuremberg. A partir da necessidade de reunir os nossos recursos humanos, desenvolveu-se uma boa cooperação de assistência e apoio mútuos.

Hoje em dia, trabalhamos cada vez mais com colaboradores e muitas vezes confiamos-lhes funções de direcção. As nossas irmãs mais velhas podem assim organizar a sua vida serenamente de acordo com as suas possibilidades, e ainda dar um contributo, à sua medida, à Igreja e à sociedade. E estas são apenas algumas das razões que nos enchem de alegria e gratidão.

Por isso, no último dia 28 de abril, celebramos com Dom Rainer Klug, Bispo Auxiliar Emérito, representante do Arcebispo Stephan Burger de Friburgo e Padre Frano Prcela, Delegado Episcopal para a Vida Consagrada na Diocese de Mayense e representante de Mgr Dr. Peter Kohlgraf, uma missa de ação de graças na igreja do convento, em companhia do capelão Padre Bernhard Weber, outros padres e representantes de organismos públicos, membros de congregações vizinhas e numerosos membros da família e amigos.

Em seguida, Monika Heuser, Superiora Geral, em seu discurso solene, recordou o início de nossa Congregação, nossa espiritualidade, a importância da obra das irmãs na antiga província de Baden-Hessen e nossa missão hoje.

Nos seus comentários, o Padre Frano, depois o Senhor Hubert Schnurr, Administrador de Bühl, e Monsenhor Andreas Leipert, Diretor da Instituição São José Krankenhaus Balserische Stiftung em Gießen, expressaram a sua gratidão à Superiora Provincial, Ir. Rosa Fischer, e a todas as Irmãs pela sua missão ontem e hoje. Este jubileu deve ser um sinal de esperança para todos. Padre Weber, no final de sua apresentação sobre a história do convento Maria Hilf, destacou que os benefícios que emanam das irmãs do passado e de hoje sempre darão frutos. Além da gratidão e da alegria, é também a esperança que deve ser associada a este dia de festa, sublinhava, entre outros, o bispo auxiliar emérito D. Rainer Klug.

Ir. Etelka Metzger

 

N.B. Gostaríamos de agradecer ao Sr. Hermann Seiler, que gentilmente nos enviou as fotos da celebração do Jubileu.