Quando uma pessoa atinge a idade de 18 anos, é considerada adulta na maior parte dos países do mundo. As crianças "voam para o ninho", afastando-se dos seus pais ou de lares de crianças. Tornam-se independentes, podem votar e são legalmente responsáveis pelos seus actos. E já devem saber o que querem da vida e para a vida, ou pelo menos começar a procurá-lo de forma responsável e a preparar-se para ele.
Há 157 anos, a primeira comunidade das Irmãs de Niederbronn, fundada a 28 de agosto de 1849 aos 35 anos pela agora beata Madre Alfons Maria Eppinger (1814-1867) em Niederbronn (França, Alsácia), atingiu a maioridade - 18 anos de existência. No entanto, quando atingiu a maioridade, a jovem comunidade não tinha deixado a sua "mãe", o seu fundador, nem tinha "voado para o ninho". Foi ao contrário. A Beata Afonso Maria, cujo verdadeiro nome era Elisabeth Eppinger, morreu. A 31 de julho de 1867, duas semanas após a morte do cofundador, o Abade David Reichard, também ela estava pronta para a eternidade, com 53 anos. Embora quase morta, a jovem santa, cheia de graça e despretensiosa, não abandonou a sua obra na terra, mas acompanhou-a numa perspetiva eterna. Deixou na terra uma comunidade adulta e viável, pois já tinha dezoito anos... e poderia ter ficado sem ela. As irmãs da jovem comunidade não sucumbiram aos medos e preocupações, à dor e à tristeza que normalmente se seguem à perda de um ente querido. Cresceram e tomaram para si a responsabilidade de viver o mistério da salvação e de levar o seu fruto aos outros. Na sua oração, as Irmãs do Divino Salvador incluíram a memória deste dia memorável no programa do atual Capítulo Geral.
O Capítulo Geral da Congregação das Irmãs do Divino Redentor foi aberto a 29 de julho de 2024, na sua sede em Oberbronn (França, Alsácia), pela atual Superiora Geral cessante, Ir. Monika Heuser, no último ano do seu mandato. Estavam presentes 52 membros do Capítulo, provenientes de 8 países e 4 continentes, ou seja, 4 províncias, 2 delegações, 1 região e o atual Governo Geral. Reuniram-se para avaliar a vida da Congregação durante o Capítulo e para definir a sua futura reorientação segundo o lema: "Com fé e esperança, revitalizemos o nosso Carisma no nosso mundo em mudança!"
Os acontecimentos e desenvolvimentos durante os 169 anos de existência da Congregação, que se seguiram à fundação da comunidade de pleno direito, são agora conhecidos de todos. Eles podem ser vistos apenas pelos números acima, onde quer que estejam activos. Nestes dias de Capítulo, as Irmãs olham apenas para os últimos 6 anos. No total, a obra de Deus dura há 175 anos. As Irmãs escutam os relatórios, analisam os desafios, procuram impulsos de esperança para um maior desenvolvimento, respostas às perguntas e soluções para as dificuldades que não lhes escapam.
O capítulo das eleições também terá lugar nos próximos dias. Após o último sexénio, deverá ser eleito um novo Responsável Geral. Mais uma razão para que o programa do Capítulo se concentre na invocação do Espírito Santo, no discernimento sério e na oração com a Palavra de Deus. Convida também todas as irmãs das comunidades do mundo inteiro a intensificar a sua oração, tendo já iniciado esta preparação espiritual nos seus capítulos provinciais nos seus países de origem, que tiveram lugar nos meses anteriores à convocação do Capítulo Geral.
Dois facilitadores acompanharão os membros do Capítulo durante a parte de trabalho, o discernimento antes da eleição e a renovação espiritual: O Sr. Jean Fumex, membro da Esdac (uma organização de leigos para a espiritualidade inaciana dedicada ao acompanhamento espiritual e ao discernimento) e o P. Oscar Mponzenzi SJ (Burundi).
Nas palestras da Ir. Anneliese Herzig, teóloga, Irmã Missionária do Santíssimo Redentor, Áustria, as Irmãs tratarão dos princípios e desafios do carisma redentor da comunidade religiosa e de como ele pode ser percebido e vivido hoje.
Desde os primeiros momentos do capítulo, as irmãs foram convidadas a confirmar a sua presença com "Eis-me aqui!", "Presente", "Sim" e a acender uma pequena vela, que colocaram num globo. Este símbolo, com o qual "trouxeram a luz ao mundo", deve acompanhá-las no seu caminho capitular e para além dele. Fizeram-no em nome de todas as irmãs que representam no Capítulo Geral.
Após o capítulo geral, há motivos para celebrar e agradecer: a maturidade de uma comunidade adulta que está a transmitir o legado do fundador à geração seguinte. O 175º aniversário da fundação terá lugar em Niederbronn, a 18 de agosto.
"Fazei tudo o que puderdes e fazei-o por Deus!" - Beata Madre Alfons Maria.