A- A A+

na India

Em 1973, 11 Irmãs indianas, tendo realizado a sua formação na Europa, começaram uma nova missão no seu país de origem. Elas se propuseram a trabalhar junto dos pobres e desprovidos.

As comunidades se encontram em Tamil Nadu, Kerala et à Bangalore (Karnataka). É ali que são formadas as Irmãs jovens a partir de 1983. Em 1992, a sua atividade se estendeu à Oeste-Bengale e a Nordeste do país.


As populações junto das quais as Irmãs trabalham são, antes de tudo – nos quatro estados federais – as mulheres, crianças, jovens, os Dalits (« Intocáveis ») e as tribos indígenas. Atualmente, perto de 90 Irmãs vivem na Província em 21 comunidades. A sede da Provícia está em Nagercoil (Tamil Nadu). Dez Irmãs indianas estão empenhadas na missão nos outros países.

As prioridades da atividade missionária :
o Domínio da saúde -

Esse domínio é regulamentado pelo Estado, mais nas regiões rurais, há muits problemas : a malnutrição, muitas vezes falta de água potável, as más condições e a insuficiência das instalações sanitárias são muitas vezes a causa de doenças infecciosas… o encargo medical é insuficiente. A educação sanitária e a prevenção então muito importantes.
*As Irmãs formam os auxiliares de saúde nas aldeias,

*  Elas ensinam a fabricação e a aplicação das plantas medicinais

*  Elas trabalham nos dispensários, clínicas, maternidades, Hospitais…

o Domínio da educação / a formação -
Em princípio, a escola é obrigatória para as crinças de 6 a 14 anos. Devido à pobreza de muitas famílias, sempre ai,nda crianças no trabalho, muito analfabetos, crianças que abandonam a escola antes do fim dos cursos…sobretudo as raparigas são desfavorecidas. As escolas privadas dão a melhor formação, mas são muito caras para os pobres.


* Irmãs que trabalham no jardim-escola : essas são muito importantes , pois através das crianças se atinge os pais, sobretudo as mães.

As Irmãs organizam para elas cursos e encontros concernindo a educação, a psicologia da criança e as doenças infantis. 

*  As Irmãs apoiam a educação escolar pelos cursos, o apoio escolar, elas gerem internatos e os lares para raparigas pobres…

*  Elas têm um jardim-escola e uma escola elementar numa aldeia perto de Bangalore, porque as crianças de famílias muito pobres não podiam ir às escolas distantes. .

Compromisso pastoral – apostolado junto das famílias
*  As Irmãs dão catequese nas paróquias e se empenham na pastoral juvenil…
* Elas trabalham nas comunidades cristãs de base (BCC) para a renovação da vida cristã : desenvolvimento da solidariedade, partilha de proximidade (vizinhança

*  Elas reúnem grupos de famílias cristãs para a oração comum, a leitura do Evangelho para as ajudar à releitura da vida concreta…

o Domínio social – Consciecialização
É importante que as pessoas possam compreender as diferentes formas de pobreza e de injustiças e aprender a sair da opressão e da exploração, sabendo se exprimuir…As pessoas estão às mudanças de estilo de vida e à globalização cujo um dos efeitos é o aumento de doenças psíquicas, sobretudo nas mulheres.
*  Irmãs que criam grupos de mulheres para que partilhem seus problemas e adquiram capacidades para tomar as responsabilidades, para dirigir…
*  Em Mananthavady(Kerala), abriu-se o « Centre Jeevan Dhara de reeducação psico-social para mulheres doentes psíquicas » com tratamentos, seminários, conselhos…