A- A A+

NOS CAMARÕES

A CONGREGAÇÃO NOS CAMARÕES

Nas antigas colónias, os primeiros missionários foram os Padres Palotinos. Logo que, em 1919, uma grande parte dos Camarões caiu sob a dominação da França, foram os Espiritanos (Padres do Espírito Santo), originários de Alsácia, que falam tanto alemão como francês, que empreenderam o trabalho missionário em Yaoundé. Em 1936, a pedido do Bispo : François Xavier Vogt, quatro Irmãs vieram apoiar os missionários nos Camarões. Em Nlong, em pleno mato equatorial, elas abriram uma escola para raparigas e um Internato assim como um Dispensário ; Um grande número de doentes ali afluíram muito rapidamente para sere tratado. Uma das mais importantes tarefas pastorais foi, entre outras, a preparação dos noivos para o casamento.
.

Em 1948, as Irmãs enfermeiras começaram a trabalhar no Hospital Central de Yaoundé e colaborar na formação dos trabalhadores africanos.

A partir de 1965, foram abertas outras comunidades e depois desta data, em colaboração com os leigos, as Irmãs orientaram o Dispensário e um jardim de Infância. elas dão também cursos de costura às mulheres e às raparigas, dirigem um Ateliê de Confeção, dão um ensino religiosa às crianças, são ativas na Ação Católica e trabalham nas aldeias da vizinhança que na maioria estão isoladas em plena floresta.

Em 1987, foi erigida, com o acordo do Bispo, um noviciado para a formação das jovens.

Atualmente São 19 Irmãs, das quais 3 europeias e vivem em 5 comunidades, repartidas em duas Dioceses.

O Conselho da Delegação tem a sua sede em Yaoundé onde está a casa da comunidade de formação também posta à disposição das outras Congregações para a sua própria formação. Atualmente as postulantes e as noviças estão a se prepar para a vida religiosa na nossa Congregação.

Através do seu serviço
No domínio da educação e da formação

* No jardin de Infância


* Como professoras nas Escolas diocesanas e nas de outras comunidades religiosas.

No domínio da saúde
* Tratamento dos doentes nos Dispensários
* Farmácia do Centro de Saúde diocesano.

• No domínio da Pastoral Paroquial: acolhendo grupos de crianças, jovens e mulheres

Em tudo, através da sua contribuição no desenvolvimento dos povos e na promoção da mulher, a Congregação toma parte na missão da Igreja e no anúncio da Boa Nova.