A- A A+

In Argentinien

Em Maio de 1938, o Bispo de Jujuy, um diocesano do Noroeste de Argentina, na fronteira com a Bolívia e o Chili, chega à Europa, para participar no Congresso mundial Eucarístico em Budapeste. Durante a sua viagem, ele hospeda-se na antiga Casa Mãe em Viena – Kaiserstrasse. A Superiora Geral de então responde de bom grado ao desejo exprimido pelo Bispo argentino de enviar Irmãs para a sua Diocese para as atividades culturais e sociais. Em 04 de Dezembro de 1938, cinco Irmãs chegam a Capital da Província San Salvador de Jujuy.

O Bispo lhes confia a restauração e a animação da Capela Santa Bárbara. Junto desta Igreja, encontra-se uma casa das Irmãs e um jardim-de-infância. Este último virá a ser – pela extensão do edifício nos 20 anos a seguir – o « Instituto Santa Bárbara» compreendendo uma escola primária e os níveis de um colégio e Liceu (ginásio).

Em 1988, um centro de formação escolar semelhante será aberto para as crianças de famílias pobres no bairro Alto Comedero na periferia de San Salvador de Jujuy, o» Instituto Divino Redentor».

A partir de 2000, haverá também possibilidades de formação para adultos, em particular a formação para a confeção de vestuário (corte e costura, para eletricistas ou instaladores…
Atualmente, 18 Irmãs formam a Delegação de Argentina, vindas de Áustria, de Argentina e de Bolívia, 2 Irmãs da India que aí vieram estes últimos anos.

Lugares e formas da missão :

San Salvador de Jujuy:

- Escola “Santa Bárbara” (cerca de 1150 alunos)

- Escola “Divino Redentor”: 1650 alunos dos quais 1050 recebem cada dia um pequeno-almoço (antes do fim das aulas do período da manhã) ou um lanche (na pausa das aulas da tarde); 400 de entre eles aí recebem a refeição do almoço. Uma equipa de profissionais competentes em psicologia, em trabalho social… propõe em ainda um serviço de «Conselho escolar».

A nível das paróquias, as Irmãs exercem a sua atividade na pastoral da saúde, na catequese familiar e na pastoral das vocações.

- Ciudad de Nieva ( Cidade Nova ): as Irmãs participam na pastoral paroquial.

Metan (província de Salta)
No « Comedor » (cantina / refeitório), 200 crianças e o pessoal que colabora no refeitório beneficiam – de segunda-feira a Sábado – da refeição do meio-dia e do lanche no período da tarde. As crianças que tem dificuldades na aprendizagem escolar, lhes é oferecido um apoio escolar, (cursos suplementares).